top of page
Foto do escritorAgencia X10

Qual a maneira perfeita de harmonizar seu Vinho Branco?



Hoje o assunto do blog é a harmonização com vinhos brancos, para que você receba seus amigos em casa sem passar vergonha! Antes das nossas 6 dicas para surpreender seus convidados, lembremos que a harmonização é uma técnica que exige um pouco de prática, atenção aos sabores e interesse pelo assunto.


Aprenda com a Optimus Importadora como harmonizar seu vinho branco! E lembre-se, conte sempre a Optimus Importadora, uma empresa que é especialista e conhecedora do mercado e qualidade de Vinhos. Atualmente presente nos principais estados do país, em restaurantes e lojas especializadas. Contamos com uma grande rede de representantes e distribuidores em cada região.


Para saber qual a melhor forma de harmonizar, é preciso, primeiramente, entender as características do vinho e como elas reagem ao paladar. Harmonização com vinhos brancos Por ser leve e refrescante, o vinho branco é ideal para ser consumido em um país tropical como o Brasil. Ele deve ser servido em temperatura mais baixa que a do vinho tinto, geralmente entre 6º a 12º C. Por conta dessas características, os vinhos brancos acompanham muito bem:

Queijos frescos Tipos como Minas frescal, ricota, queijo coalho e muçarela de búfala combinam com vinhos brancos leves (Sauvignon Blanc, Vinho verde), que possuem aroma frutado e refrescante, mas com uma acidez mais elevada, para contrabalancear com a dos queijos. Peixes e frutos do mar Podem ser combinados tanto com vinhos brancos quanto com vinhos rosados. Por terem taninos praticamente inexistentes, os primeiros são mais indicados, para harmonizar com a delicadeza do peixe e também da sapidez que vai excelente com a acidez de ambos os tipos de vinho. Massas e risotos Irá depender dos ingredientes principais. Se forem a base de legumes, o ideal é harmonizar com vinhos brancos leves. Para frutos do mar e peixes, por exemplo, melhor brancos de médio corpo, como um branco do Douro ou da Toscana. Aves Carnes brancas ou leves (como frango ou peru), de sabores mais sutis, ficam ótimas acompanhadas de vinhos brancos mais encorpados e opulentos como chardonnay ou um ótimo rosé do novo mundo. Sobremesas Para frutas, pudins, cremes e sobremesa de sabores suaves e amanteigados, uma boa opção são os vinhos brancos de colheita tardia. Pratos condimentados e de tempero forte De sabores marcantes, combinam com vinhos expressivos. Pratos com curry, por exemplo, podem harmonizar com um Gewürztraminer, um dos vinhos brancos mais aromáticos do mundo.


Fonte: Art de Caves


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page