Temperaturaumidadeluz e vibração são os principais fatores que podem impactar no sabor ideal de um vinho.

No artigo de hoje a Optimus importadora irá te mostrar quais os vilões do seu vinho e como você pode armazenar, refrigerar e cuidar. Cem comigo!

Temperatura

Calor excessivo e temperaturas instáveis podem afetar seu vinho, envelhecendo-o prematuramente.

O seu vinho não sofre danos e fica na temperatura ideal para que você possa compartilhar uma taça com as pessoas que ama.

Iluminação

A luz, quando em excesso, também pode provocar alterações no aroma natural da bebida.

A maioria das garrafas de vinho são escuras, justamente para evitar a ação da luz sobre a bebida. Porém, raios ultravioletas podem penetrar e alterar as bebidas protegidas pelas garrafas mais escuras.

É importante ter adegas que são equipadas com vidros insulados, separados por uma camada de gás argônio. O VidroLow-e reflete os raios ultravioletas, protegendo sua bebida contra a influência da luz, e ainda aumenta a eficiência da adega, superando em até 5 vezes o isolamento do vidro comum.

Leia também: Temperatura de armazenamento e de serviço do seu vinho: quais as diferenças entre elas?

Umidade

Uma das maiores dificuldades no armazenamento dos vinhos é manter a umidade estável e moderada.

Vinhos são bebidas sensíveis e precisam de ambientes com umidade controlada. Excesso de umidade pode incentivar a proliferação de fungos e danificar os rótulos. Já o ar muito seco (com umidade abaixo de 50%), pode ressecar a rolha e permitir a oxidação da bebida.

Além do controle interno, as adegas que oferecem defesas contra ambientes externos muito úmidos, como, por exemplo, regiões litorâneas.
Quando há grandes variações entre a umidade relativa do ar e de um ambiente controlado, é comum ocorrer a condensação na área da porta e maçaneta.

Vibração

Adegas barulhentas e que vibram muito não são apenas desagradáveis, elas também prejudicam o sabor do seu vinho. Vibrações constantes pode afetar vinhos mais sensíveis.

O compressor inteligente das nossas adegas possui sistema anti-vibração, menor ruído e ainda proporciona maior economia de eletricidade.

Gostou da nossa dica? Claro né! Conte sempre a Optimus Importadora, uma empresa que é especialista e conhecedora do mercado e qualidade de Vinhos. Atualmente presente nos principais estados do país, em restaurantes e lojas especializadas. Contamos com uma grande rede de representantes e distribuidores em cada região.


Fonte: ArtdeCaves

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *